Blog
jun 05
Silicone seios mama Porto Alegre RS

EM QUANTO TEMPO O SILICONE MAMÁRIO DEVE SER TROCADO?

É muito comum ouvir a pergunta “o senhor usa as próteses que não precisam ser trocadas?”. A resposta é somente uma: Não existem implantes que durem para sempre e não precisam ser trocados!
Há 60 anos, os implantes mamários têm modificado sua composição e consequentemente sua durabilidade. Hoje, utilizamos implantes de sexta geração com múltiplas camadas protetoras em sua membrana externa e gel de alta coesividade e pureza. Toda essa evolução tecnológica visa obter maior segurança, resistência ao desgaste e manutenção da forma obtida com a cirurgia.
A prótese mamária não é um produto absorvível ou orgânico e, portanto, não vai se integrar ao organismo e desaparecer dentro dele. O que usualmente existe é uma “convivência geralmente pacífica” entre o implante (corpo estranho) e o corpo da paciente. Próteses de gerações anteriores tinham uma durabilidade, em média, de 7 a 10 anos. Após esse período era recomendada a troca pelo desgaste, ruptura ou pela contratura da cápsula que o organismo cria em torno do implante. Essa contratura capsular pode levar a alterações na palpação mamária, distorções visíveis da forma e até dor. Quanto maior a contratura, mais intensos os sintomas.
Por outro lado, próteses mais modernas não têm um prazo de validade estabelecido e uma data exata de troca, existe apenas uma orientação para que sejam trocadas a cada 15 anos. É muito importante o acompanhamento com o cirurgião plástico e ginecologista para que possam ser feitos exames complementares visando identificar qualquer sinal de desgaste ou alteração da normalidade da mama e seu implante. Se não existirem alterações a prótese pode ser mantida por um período indefinido.

Silicone seios mama Porto Alegre RS

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.