Cirurgia Plástica Masculina

Cerca de 15% do nosso atendimento é atualmente realizado em homens. A cirurgia plástica masculina tem sutis diferenças em relação à feminina: usualmente os homens desejam mudanças menos drásticas do que as mulheres e não desejam quaisquer estigmas de que uma intervenção estética foi realizada.

O tratamento que mais realizamos na população masculino é o uso de preenchedores para a HARMONIZAÇÃO FACIAL. Este tratamento costuma ser realizado na região inferior do rosto, deixando o queixo mais quadrado e os ângulos mandibulares mais projetados, quando desejarmos a masculinização (também chamada de Neandertalização por deixar as feições com um aspecto mais primitivo). Esses procedimentos são feitos na clínica, com anestesia local, permitindo interatividade, segurança e conforto.

O segundo tratamento que mais realizamos em homens é a lipoaspiração, especialmente para aprimorar a definição da musculatura. Diferentemente da lipoescultura feminina onde usualmente recolocamos a gordura nos glúteos, a gordura retirada na lipoaspiração masculina costuma ser reinjetada no pênis, musculatura peitoral e de membros superiores ou inferiores. A lipoaspiração dura cerca de 2 horas e é realizada com anestesia peridural e sedação.

Após a lipoaspiração, o procedimento mais solicitado pelos homens é a cirurgia plástica de nariz. A rinoplastia masculina costuma ter algumas diferenças em relação a feminina, especialmente no que diz respeito ao comprimento, largura e angulações do nariz. Em homens, costumamos deixar um aspecto de nariz mais másculo, evitando detalhes mais delicados como os que buscamos em rinoplastia feminina.

A cirurgia de pálpebras vem sendo cada vez mais solicitada pelos homens, especialmente após o uso de máscaras devido à pandemia do covid-19, em função da maior exposição visual que a região ao redor dos olhos adquiriu. Os objetivos da blefaroplastia masculina residem na remoção do excesso de pele e de gordura tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores. Através disto conseguimos promover o rejuvenescimento do olhar e diminuir o desconforto que o excesso de pele causa na visão. A cirurgia de pálpebras é simples, dura cerca de 1 hora e é realizada com anestesia local e sedação.

Outro procedimento muito realizado é o tratamento cirúrgico da ginecomastia, crescimento exagerado das glândulas mamárias em homens. Pode ter origem hereditária, por alterações hormonais ou ainda com o uso descontrolado de substâncias anabolizantes. O que mais preocupa a classe médica é o aumento dos casos de ginecomastia entre frequentadores assíduos das academias. Neste caso, o procedimento cirúrgico acaba sendo o único tratamento – além da suspensão imediata do uso de anabolizantes – já que o tratamento clínico com substâncias como o tamoxifeno não costuma funcionar e traz o risco de sérios efeitos colaterais.  A ginecomastia pode ser classificada em três tipos: gordurosa (quando há acúmulo de gordura na região peitoral, normalmente associada à obesidade), glandular (quando há aumento da glândula mamária masculina) e mista. Com relação à de origem gordurosa, ela pode ser tratada com uma lipoaspiração. Na glandular, fazemos uma pequena incisão em forma de meia-lua em torno da aréola e retiramos o tecido excedente. Já em casos mistos, que são os mais comuns, associamos os dois procedimentos.

A cirurgia de ginecomastia é simples, dura cerca de 1 hora e é realizada com anestesia local e sedação.