Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

RINOPLASTIA ABERTA OU FECHADA?

Na Rinoplastia fechada a incisão é feita somente na parte interna do nariz, por uma ou por ambas as narinas, através da qual o cirurgião terá acesso à cartilagem e aos ossos do nariz. Com a utilização de instrumentos cirúrgicos pequenos e delicados, o médico remodelará o nariz, modificando sua estrutura em forma, ângulo, tamanho e proporções sob visão indireta. As cicatrizes ficam somente dentro do nariz sem que se tenha cicatriz visível.
A rinoplastia aberta permite a visualização direta das estruturas nasais visto que além das cicatrizes da fechada ainda se faz uma cicatriz de cerca de 5mm na pele que divide as narinas (columela). A pele do nariz é erguida, proporcionando uma ampla visão de toda a estrutura do nariz.
A evolução da rinoplastia aberta tende a ser a rinoplastia fechada estruturada, na qual se alia a estruturação da aberta, com um procedimento menos invasivo por haver menos descolamento, menores incisões e consequentemente menor área de cicatrização.
Dessa forma, o cirurgião trabalha como um escultor, vendo a transformação da forma do nariz a cada manobra que realiza. Isso permite um maior controle da forma. Além disso, o fato de não abrir ou descolar determinadas áreas diminui as surpresas causadas pela cicatrização no pós operatório.
Entretanto, não existem apenas diferenças entre as abordagens aberta e fechada. Várias manobras são semelhantes. A osteotomia, procedimento no qual é feito um corte no osso nasal a fim de estreitar ou de corrigir desvios, pode ser utilizada em ambas. Mesmo assim, a rinoplastia fechada permite uma necessidade menor de “quebrar” o osso, proporcionando recuperações mais rápidas.
Em resumo, a rinoplastia fechada como era feita antigamente é realmente inferior à aberta, mas a rinoplastia fechada estruturada é totalmente atual e até uma tendência de vanguarda.
Ainda assim, quem procura fazer uma rinoplastia persiste com a dúvida: “Qual técnica será a mais adequada?”, a decisão dependerá da avaliação no consultório e das possibilidades individuais de cada pessoa.

Voltar
× Fale Conosco no WhatsApp