Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

QUAL O PESO IDEAL PARA FAZER CIRURGIA PLÁSTICA?

Não existe nenhum protocolo definindo um peso ideal para se submeter a uma cirurgia plástica. O consenso entre os cirurgiões plásticos é que, quanto mais próximo do peso ideal, melhor será o resultado da cirurgia e menores serão os riscos de complicações.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização do Índice de Massa Corporal (IMC) como parâmetro para determinar se o peso está ou não adequado para a sua altura. Entendemos que calcular IMC não resolve todos os problemas. Este é apenas um parâmetro e não leva em conta outros fatores como sexo, idade, condicionamento físico, índice de gordura e a estrutura corporal.

Mas como decidimos se vamos operar uma paciente de determinado peso ou solicitaremos que ela emagreça?

O primeiro passo é levar em conta a saúde geral e que a pessoa não esteja enquadrada no critério geral de obesidade pela OMS, ou seja, que a pessoa tenha um IMC inferior a 30. Temos alguma flexibilidade nesses números, pois se examinarmos uma pessoa musculosa, como por exemplo o boxeador Mike Tyson em seu auge, o IMC estará elevado e a pessoa não seria obesa.

O importante é ter uma vida saudável, com um peso o mais próximo possível do IMC de 25 e  que não ultrapasse o IMC de 30. Em diversos casos a cirurgia plástica pode ajudar a eliminar as gordurinhas localizadas ou o excesso de peso das mamas ou de flacidez no abdome, fornecendo um ânimo para a pessoa se cuidar melhor através de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, mantendo assim o resultado alcançado e, por conseguinte, tendo uma vida saudável!

Voltar
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale Conosco no WhatsApp