Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

PROBLEMAS DO USO INADEQUADO DE CORSET CORSELET OU TIGHT LACING

DEFORMAÇÃO DO TÓRAX

Os dois últimos pares de costelas do nosso tórax são chamados de flutuantes. Isso porque elas não são tão firmes quanto as outras, já que não se fixam no osso chamado esterno. Ao optar por usar um corselet, as mulheres estão deformando a caixa torácica, empurrando esses ossinhos para dentro.
RESPIRAÇÃO PREJUDICADA
As mulheres têm uma respiração predominantemente abdominal e o corset apertado faz com que a expansão da região do abdômen seja dificultada.A expansibilidade e a capacidade pulmonar ficam reduzidas, podendo gerar atelectasia, que é a dificuldade de uma área do pulmão conseguir se expandir.
VARIZES
O uso de corselets através do tight lacing pressiona os vasos do abdômen, prejudicando o retorno do sangue para o coração. Com isso, o sangue fica parado nas pernas, o que pode causar inchaço e varizes.
ATROFIA MUSCULAR
Ficar muito tempo com o corselet causa fraqueza da musculatura paravertebral e lombar. Isso faz com que a parede abdominal fique fraca e deixe de ser suficiente para manter a postura e a estabilidade do tronco.
PROBLEMAS DIGESTIVOS
Quem usar o tight lacing durante as refeições vai comprimir o estômago, reduzindo o seu volume. Isso faz com que a alimentação adequada seja dificultada. Além disso, o acessório também atua impedindo a expansão abdominal após a alimentação e diminuindo os movimentos do sistema digestivo.
COMPRESSÃO DE ÓRGÃOS ABDOMINAIS
O uso de corselets pode gerar uma compressão muito grande aos órgãos abdominais. Em casos muito extremos, pode acontecer uma síndrome compartimental abdominal, que provoca diminuição do fluxo de sangue aos órgãos dessa região.

Voltar
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale Conosco no WhatsApp