Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

LIPOASPIRAÇÃO É UMA CIRURGIA PARA EMAGRECER?

denis valente lipo cirurgia plastica lipoescultura lipoaspiracao porto alegre rs cirurgiao plasticoNão, seu objetivo é a harmonização do contorno corporal. Seus resultados devem ser vistos nas roupas e não na balança. A Resolução Nº 1.711 do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta a lipoaspiração deixa bem claro:
“Art. 1º – Reconhecer a técnica de lipoaspiração como válida e consagrada dentro do arsenal da cirurgia plástica, com indicações precisas para correções do contorno corporal em relação à distribuição do tecido adiposo subcutâneo.
Art. 2º – Que as cirurgias de lipoaspiração não devem ter indicação para emagrecimento.”
Ou seja, a lipoaspiração está indicada para resolver o problema de gordura localizada. Entretanto, nem toda pessoa com gordura localizada deve fazer lipoaspiração. Um detalhado exame clinico (incluindo exames laboratoriais, ecográficos e eletrocardiográficos) é importante para que se defina a aplicabilidade da cirurgia.
O resultado de uma lipoaspiração depende fundamentalmente de 3 variáveis: A quantidade de gordura aspirada, a cicatrização interna (fibroses) e a retração de pele após a cirurgia. Ao realizar uma lipoaspiração, existe uma lesão do tecido gorduroso pelas cânulas. Essa lesão desencadeia uma cicatrização interna. Essa cicatrização do tecido gorduroso ocasionará uma retração da pele, graças ao fenômeno denominado contração cicatricial. Quando há flacidez pequena ou moderada, a lipoaspiração pode ser realizada, pois podemos contar com a elasticidade da pele e com a contração cicatricial. Quando a flacidez da pele é de moderada a grande, a lipoaspiração isolada deve ser evitada, sob pena de agravar a flacidez. Nestes casos, a associação da ressecção de pele à lipoaspiração deve ser considerada (miniabdominoplastia, abdominoplastia, entre outras).

Voltar
× Fale Conosco no WhatsApp