Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

Lipoaspiracao a laser

A LASERLIPÓLISE OU LIPO A LASER incorpora uma tecnologia no tratamento da gordura localizada, utilizada com sucesso desde 1997. Os materiais utilizados para esta técnica possuem aprovação do respeitado e rigoroso FDA americano, da Comunidade Européia e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É essencial ressaltar que não se trata de nenhuma novidade cirúrgica, como divulgada por alguns sites de notícias. O que existe na verdade é o lançamento de novos aparelhos de Laser específicos para a realização da lipoaspiração a laser. Importante ainda salientar que, todo procedimento cirúrgico de lipoaspiração não deve ser menosprezado ou minimizado, pois trata-se da mesma cirurgia, onde de alguma forma cirúrgica, retira-se de maneira uniforme camadas de tecido gorduroso. Tendo as mesmas complicações e riscos, onde o mais importante é a perícia do cirurgião executor e não a tecnologia aplicada. Este texto tem como objetivo informar sobre o assunto da Lipoaspiração a Laser, sem ter o intuito de fazer alguma apologia ou dar algum destaque especial a este método.

Procedimento
A anestesia mais comum é o bloqueio anestésico peridural, utilizadando a infiltração tumescente nas áreas a serem lipoaspiradas, tornando mais sensíveis e mais frágeis as células adiposas a ação ao Laser.A área a ser tratada fica, então, preparada para a radiação laser romper a membrana dessas mesmas células e liberar seu conteúdo oleoso, que posteriormente é suavemente aspirado por finas cânulas.
Radiação Laser transmitida por uma microcânula de 1 mm de diâmetro ao lado de uma cânula convencional de lipoaspiração.
Quando em pouca quantidade, a gordura liberada pode ser absorvida pelo próprio organismo. Do contrário, sua remoção se faz por uma drenagem suave com finas cânulas, durante o procedimento que está sendo realizado, em áreas previamente anestesiadas.
O que é LASERLIPÓLISE?
É uma técnica de modelação corporal onde utiliza-se um laser de última geração no tratamento da gordura localizada e irregularidades do tecido gorduroso.
Como funciona?
Este procedimento baseia-se nos princípios físicos do laser e sua interação com os tecidos, no caso, as células gordurosas. A ação específica do laser rompe a fina membrana destas células, transformando-as em óleo.
Que anestesia é utilizada?
Normalmente, utiliza-se anestesia local ou peridural, isto dependerá de cada caso e das regiões a serem tratadas. Uma solução especial é aplicada na área tratada (solução tumescente), sensibilizando-a para a ação do laser e possibilitando a dissolução da gordura.
Esta solução é facilmente aplicada através de um equipamento especialmente desenvolvido para este fim. É também com este equipamento que a solução oleosa é removida das áreas tratadas após a ação do laser.
Como é realizada a LASERLIPÓLISE?
Através de um pequeno orifício na pele, é introduzida uma delicada microcânula contendo uma fibra ótica de apenas 1 milímetro de diâmetro que conduz o laser até a célula gordurosa. A ação do laser rompe a membrana das células, liberando o óleo nelas contido. Além disso, os pequenos vasos sangüíneos existentes no tecido gorduroso são coagulados pela ação do laser.
Quais são as indicações da LASERLIPÓLISE?
A Lipoaspiração a Laser – Laserlipólise tem os mesmos objetivos, indicações e resultados da lipoaspiração tradicional. Ela é capaz de reduzir a gordura localizada, atenuar a celulite em alguns casos, remodelar o contorno corporal ou corrigir irregularidades de cirurgias prévias. A quantidade de gordura a ser removida depende de cada caso, obedecendo aos critérios e resolução do Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Como é a recuperação?
Devido à ação seletiva do laser, a recuperação costuma ser rápida, com poucos hematomas ou desconforto e inchaço. É um procedimento ambulatorial, permitindo o retorno progressivo às atividades normais em poucos dias. Fatores individuais também influenciam na qualidade da recuperação. Como tudo na medicina, a resposta, resultados, complicações e recuperação variam segundo cada paciente.
Quem pode se beneficiar?
Pessoas de ambos o sexos e de qualquer idade podem realizar esta verdadeira escultura à laser, desde que apresentem boas condições de saúde e expectativas reais em relação ao tratamento. Apesar de a LASERLIPÓLISE representar um moderno recurso em modelação corporal e poder ser associada a outras técnicas, o resultado irá variar segundo as características e limitações de cada caso.
Quais são as características deste método?
O tratamento com a LASERLIPÓLISE geralmente não requer anestesia geral, sendo um procedimento ambulatorial. A técnica é bastante refinada. Geralmente há poucos inconvenientes no período pós-operatório como hematomas (sinais roxos), edemas (inchaço).
Normalmente há uma rápida recuperação. O retorno às atividades normais costuma se dar em poucos dias, de uma maneira progressiva.
É possível melhorar a celulite com este método?
O tipo de laser utilizado neste procedimento pode também ser útil na atenuação da celulite. Normalmente, opta-se pela associação de vários recursos para a obtenção de melhores resultados, como enxerto de gordura, drenagem linfática, laser externo, ultrassom ou endermologia.
Apesar das características específicas deste método, ele não é isento de riscos, à semelhança de qualquer outro ato médico. Por isso uma cuidadosa avaliação pré-operatória e uma orientação criteriosa por parte do cirurgião é imprescindível.
Existem outras indicações para o uso deste tipo de laser?
O laser utilizado na Laserlipólise também pode ser útil no tratamento do suor excessivo nas axilas (Hiperhidrose), odor nas axilas (Bromidrose), estrias, cicatrizes e algumas alterações vasculares. Recentes estudos mostram resultados promissores no uso desta energia luminosa no tratamento de outras alterações clínicas.
Smartlipo®, Slimlipo®, Prolipo®, CoolLipo® e Lipotherme®, LipoLite® são alguns dos equipamentos utilizados na lipoaspiração a laser.
Apesar de representar um avanço, a técnica não é um milagre, devendo ser indicada e utilizada com critério e bom senso e principalmente por um profissional treinado com a técnica de lipoaspiração e o equipamento a laser .lipoaspiracao cirurgia plastica porto alegre rs denis valente
Voltar
× Fale Conosco no WhatsApp