Lipoaspiração

A lipoaspiração, ou lipoescultura, é uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo e consiste na retirada de gordura do corpo, no espaço entre a pele e os músculos, de forma a reduzir os acúmulos em locais considerados não estéticos, com ou sem a reintrodução desta gordura em outras áreas, com o objetivo de melhorar o contorno corporal.

É realizada através de pequenas incisões na pele, que permitem a introdução de uma cânula que, conectada a uma fonte de vácuo realizará a aspiração da quantidade desejada ou possível de gordura. Há uma quantidade máxima de gordura que pode ser seguramente retirada de cada paciente, a qual depende basicamente da técnica utilizada, de características do próprio paciente e de seu peso corporal. Esse procedimento é realizado em bloco cirúrgico hospitalar, usualmente com anestesia peridural e sedação.

O contorno corporal é alterado, mas esta alteração é limitada pela espessura do tecido gorduroso de cada pessoa. Grandes quantidades de gordura em todo corpo atrapalham o resultado, proeminências ósseas não poderão ser alterados com esta técnica cirúrgica. Ex.: quadris largos continuarão assim, se forem por estrutura óssea, assim como a barriga poderá continuar projetada, se houver flacidez muscular ou excesso de pele.

A lipoaspiração e lipoescultura são conceitualmente diferentes. A diferença é que na lipoaspiração apenas retiramos a gordura, enquanto que na lipoescultura reintroduzimos essa gordura em outras partes do corpo (bumbum, mãos, lábios, genitais, rosto). Ambas técnicas poderão ser executadas com técnicas de definição muscular variáveis, podendo ser lipo de alta definição (lipo lad), lipo de média definição, lipo de baixa definição ou ainda lipo sem definição. A escolha da modalidade de definição é feita pelo paciente, contudo cabe ao cirurgião plástico explicar os riscos e as limitações de cada escolha, incluindo sua aplicabilidade, por exemplo: uma pessoa com sobrepeso não conseguirá uma lipo de alta definição, já uma pessoa atlética não terá um resultado sem definição muscular.

A lipoaspiração clássica, descrita no final dos anos 70, envolvia cânulas ligadas a uma fonte de vácuo capaz de aspirar áreas de gordura. Com o passar dos anos melhorias foram adotadas quanto ao formato das cânulas, uso de materiais descartáveis, infiltrações, capacidade de vácuo, anestesia e vibração dos aparatos. Mesmo com todas essas mudanças a lipoaspiração segue o princípio da década de 70 onde o resultado final depende de 3 variáveis:

1- Quantidade de gordura aspirada.

2- Capacidade de retração da pele.

3- Qualidade da gordura a ser reinjetada.

Nos últimos anos, fontes de energia externa (FEX) passaram a ser incorporadas na cirurgia plástica visando aprimorar essas 3 variáveis, é importante destacar que todas elas são feitas em centro cirúrgico e utilizam cânulas de lipoaspiração ligadas a fontes de vácuo. Ou seja, mesmo utilizando essas inovações a lipoaspiração clássica é realizada em conjunto no mesmo ato cirúrgico.

One Step Lipo HD, Renuvion, Bodytite, Vaser Smartlipo, Safe lipo, vibrolipo… o que são essas fontes de energia externa em lipoescultura de alta definição ou até mesmo na lipoaspiração tradicional? Qual tecnologia escolher? Isso dependerá muito do seu objetivo na lipoescultura.

ONE STEP LIPO HD (lançado em 2019) é considerada a mais completa, visto que é a única tecnologia disponível atualmente que permite melhorar as 3 variáveis. Esse aparelho utiliza um laser capaz de extrair tecido adiposo e células mesenquimais, permitindo que a gordura possa ser retirada, purificada e reinserida no bumbum, mamas, panturrilhas, mãos, pênis ou face. Essa técnica é a única que pode ser realizada minutos antes da lipoaspiração tradicional permitindo que a gordura aspirada seja reinjetada sem perder suas propriedades. Ao utilizarmos na mesma cirurgia, mas imediatamente antes da lipo tradicional, o atrito entre a cânula e o tecido adiposo é reduzido, o que em teoria diminuiria o trauma, sangramento, inchaço e roxos após o procedimento permitindo uma maior retirada de gordura. A one step lipo hd ocasiona uma maior retração da pele devido às propriedades físicas e químicas que ela desencadeia logo após sua aplicação estimulando a produção de colágeno. Isso faz com que a elasticidade da pele melhore e a flacidez seja reduzida. Cientificamente está comprovado que esta tecnologia reduz a dor após a cirurgia, permitindo um retorno mais precoce ao trabalho e estudos.

RENUVION (lançado em 2012 com o nome de J-Plasma) é um aparelho que utiliza radiofrequência e plasma sendo usualmente aplicado logo após a realização da lipoaspiração tradicional, ainda na mesa de cirurgia, objetivando causar retração da pele. Esse aparelho não modifica a quantidade de gordura que pode ser retirada. Caso seja usado antes da lipoaspiração, a gordura retirada não deve ser reinjetada no mesmo momento, visto que ela é emulsificada pela energia gerada o que aumentaria sua absorção. Costuma ser mais frequentemente indicado para tratamento de membros superiores e inferiores.

BODYTITE INMODE, lançado em 2008, é um aparelho que utiliza uma radiofrequência bipolar. Esta máquina é composta por um manípulo com duas extremidades: uma cânula fina que se insere dentro da gordura abaixo da pele e uma sonda que se posiciona no exterior do corpo, sendo a radiofrequência transferida entre ambas e aplicada nos tecidos. Desta forma, dá-se o aquecimento da pele que vai provocar a reorganização das fibras e a retração dos septos que unem a pele aos tecidos mais profundos. Costuma ser utilizada em conjunto com a lipoaspiração tradicional.