Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

Explante mamário, pesquisa e ciência


No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por meio do Capítulo de Implantes e Biomateriais, deu início este ano a um estudo liderado pelo Dr. Denis Valente, de Porto Alegre, que unirá cirurgiões plásticos que fazem explantes para obter dados nacionais sobre o tema. O Dr. Ricardo Miranda, membro da entidade, publicou recentemente na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) um estudo no qual avaliou o explante em bloco de prótese mamária de silicone na qualidade de vida e evolução dos sintomas da síndrome ASIA. Foram analisadas15 pacientes com síndrome ASIA e submetidas à explante da prótese de mama e reconstrução com mastopexia. Durante o acompanhamento de 12 meses, elas foram avaliadas quanto à evolução dos sintomas. Os sintomas mais comuns, como mialgia, artralgia, fadiga crônica, pele e cabelos secos, tiveram melhora em mais de 80% das pacientes operadas ao final de 12 meses de acompanhamento.

O estudo concluiu que o explante de prótese de mama em pacientes com a Síndrome ASIA “parece estar associado” à melhora da qualidade de vida e diminuição dos sintomas relacionados à síndrome e que “são necessários outros estudos”, com uma amostra maior e análise estatística, para investigar a correlação causal entre explante de prótese de mama com a melhora da qualidade de vida e diminuição dos sintomas.

Fonte: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/blog/2021/04/26/explante-mamario-e-a-ciencia/

Telemedicina


Em março de 2020, foi publicada a Portaria MS nº 467/2020, regulamentando o exercício da telemedicina, em caráter excepcional e temporário, contemplando o atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico. Em abril de 2020, foi sancionada a Lei nº 13.989/20 que autorizou, em caráter emergencial, o uso da telemedicina enquanto durar a crise causada pela Covid-19. A lei define a telemedicina como o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde. Ainda que em caráter excepcional, com a nova Lei podemos hoje utilizar a teleconsulta. Essa teleconsulta não substitui a consulta presencial, nesse primeiro momento, é uma orientação e um contato inicial entre o médico e o paciente.

 

Anestesia em cirurgia plástica


-Dr Denis, eu não tenho medo da cirurgia. Eu tenho medo é da anestesia!

Ouço essa frase quase que diariamente, e ela faz muito sentido. Estatisticamente, os maiores problemas que podemos ter durante a cirurgia estão relacionados as medicações utilizadas na anestesia ou na sala de recuperação. Sabendo disso nossa equipe tem especial atenção na escolha dos medicamentos mais seguros a serem empregados na sedação anestésica e nos cuidados pós-operatórios. Realizamos nossas cirurgias em hospital certificado, pois é um local que tem protocolos especiais de precauções para o tratamento de reações indesejáveis a anestesia. Optamos pela realização dos procedimentos hospitalares SEMPRE com nosso anestesista ao lado, mesmo quando ele não precisa agir diretamente.

Internet e cirurgia plástica


A internet é um excelente canal de informação, mas traz armadilhas. Infelizmente existe um mercado lucrativo de intermediadores de cirurgia plástica atuando nas redes sociais e grupos de whatsapp. Essas pessoas são pagas para captar clientes para determinados cirurgiões e falar mal do trabalho de outros mesmo sem os conhecer. Depoimentos sobre médicos na internet devem ser vistos com cautela. Uma vez que você tomou a decisão de fazer cirurgia plástica e está confortável com a escolha do médico, não comece a duvidar de si mesma. Prepare-se para os haters. Tente se rodear de pessoas positivas, mas saiba que você vai esbarrar em amigos que questionarão sua decisão. Alguns são queridos e dizem que você está ótima do jeito que está, outros podem ser invejosos. Isso poderá acontecer antes ou depois da sua cirurgia, a decisão de operar é sua e não deles. Caso você ainda se sentir insegura pense mais, não tenha pressa.

Cicatriz em cirurgia plástica


Não existe cirurgia sem cicatriz, apesar de todo o falso marketing médico que encontramos oferecendo cirurgias sem cicatrizes e promessas de resultados perfeitos. Quando um médico corta a pele haverá cicatriz. Nossos esforços residem em colocar as cicatrizes onde elas serão menos visíveis e ficarão mais camufladas pelo jogo de sombras e luz formado pelos contornos de cada pessoa. Procuramos colocar as cicatrizes tão pequenas quanto o possível. O cirurgião define a localização e a extensão das cicatrizes, porém a coloração, espessura, sensibilidade e retidão cicatricial são fenômenos inerentes a cada organismo. A cicatrização ocorre por fases (inflamatória, proliferativa e remodelação) que duram cerca de um ano. Quando a cicatrização está normal, não há necessidade de desperdiçar recursos com cremes caros ou aparelhos milagrosos.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale Conosco no WhatsApp