Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

Cirurgia plástica no verão e o Covid 19


Você pode estar se perguntando se seguimos realizando procedimentos de cirurgia plástica em Porto Alegre RS durante a pandemia COVID-19. Sim, estamos! Na verdade, a busca por cirurgia plástica está bem alta nos dias de hoje. Com a chegada do verão, mesmo com a variante Ômicron entre nós, a busca por lipoaspiração e aumento mamário têm sido intensa. Estamos atendendo presencialmente e online, tomando várias medidas para garantir que tudo seja seguro, estéril e controlado. Por exemplo, estamos limitando o número de pessoas na clínica, realizando a maioria de nossas avaliações pré e pós-operatórias por meio de videochamadas. Definitivamente, preferimos avaliações presenciais, mas a videoconsulta ainda nos dá uma grande chance de analisar suas necessidades e responder a todas as suas perguntas, caso você prefira fazer seu pré-operatório e revisões do conforto do seu lar.

Bodytite lipoaspiração utilizando body tite inmode


BODYTITE, lançado em 2008, é um aparelho que utiliza uma radiofrequência bipolar. Esta máquina é composta por um manípulo com duas extremidades: uma cânula fina que se insere dentro da gordura abaixo da pele e uma sonda que se posiciona no exterior do corpo, sendo a radiofrequência transferida entre ambas e aplicada nos tecidos. Desta forma, dá-se o aquecimento da pele que vai provocar a reorganização das fibras e a retração dos septos que unem a pele aos tecidos mais profundos. Costuma ser utilizada em conjunto com a lipoaspiração tradicional.

 

RENUVION LIPOASPIRAÇÃO DE ALTA DEFINIÇÃO


RENUVION (lançado em 2012 com o nome de J-Plasma) é um aparelho que utiliza radiofrequência e plasma sendo usualmente aplicado logo após a realização da lipoaspiração tradicional, ainda na mesa de cirurgia, objetivando causar retração da pele. Esse aparelho não modifica a quantidade de gordura que pode ser retirada. Caso seja usado antes da lipoaspiração, a gordura retirada não deve ser reinjetada no mesmo momento, visto que ela é emulsificada pela energia gerada o que aumentaria sua absorção. Costuma ser mais frequentemente indicado para tratamento de membros superiores e inferiores.

ONE STEP LIPO HD


One Step Lipo HD, Renuvion, Bodytite, Vaser Smartlipo, Safe lipo, vibrolipo… o que são as fontes de energia externa em lipoescultura de alta definição ou até mesmo na lipoaspiração tradicional?

A lipoaspiração clássica, descrita no final dos anos 70, envolvia cânulas ligadas a uma fonte de vácuo capaz de aspirar áreas de gordura. Com o passar dos anos melhorias foram adotadas quanto ao formato das cânulas, uso de materiais descartáveis, infiltrações, capacidade de vácuo, anestesia e vibração dos aparatos. Mesmo com todas essas mudanças a lipoaspiração segue o princípio da década de 70 onde o resultado final depende de 3 variáveis:

1- Quantidade de gordura aspirada.

2- Capacidade de retração da pele.

3- Qualidade da gordura a ser reinjetada.

Nos últimos anos, fontes de energia externa (FEX) passaram a ser incorporadas na cirurgia plástica visando aprimorar essas 3 variáveis, é importante destacar que todas elas são feitas em centro cirúrgico e utilizam cânulas de lipoaspiração ligadas a fontes de vácuo. Ou seja, mesmo utilizando essas inovações a lipoaspiração clássica é realizada em conjunto no mesmo ato cirúrgico.

Qual tecnologia escolher? Isso dependerá muito do seu objetivo na lipoescultura.

ONE STEP LIPO HD é considerada a mais completa, visto que é a única tecnologia disponível atualmente que permite melhorar as 3 variáveis. Esse aparelho utiliza um laser capaz de extrair tecido adiposo e células mesenquimais, permitindo que a gordura possa ser retirada, purificada e reinserida no bumbum, mamas, panturrilhas, mãos, pênis ou face. Essa técnica é a única que pode ser realizada minutos antes da lipoaspiração tradicional permitindo que a gordura aspirada seja reinjetada sem perder suas propriedades. Ao utilizarmos na mesma cirurgia, mas imediatamente antes da lipo tradicional, o atrito entre a cânula e o tecido adiposo é reduzido, o que em teoria diminuiria o trauma, sangramento, inchaço e roxos após o procedimento permitindo uma maior retirada de gordura. A one step lipo hd ocasiona uma maior retração da pele devido às propriedades físicas e químicas que ela desencadeia logo após sua aplicação estimulando a produção de colágeno. Isso faz com que a elasticidade da pele melhore e a flacidez seja reduzida.

Explante mamário, pesquisa e ciência


No Brasil, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por meio do Capítulo de Implantes e Biomateriais, deu início este ano a um estudo liderado pelo Dr. Denis Valente, de Porto Alegre, que unirá cirurgiões plásticos que fazem explantes para obter dados nacionais sobre o tema. O Dr. Ricardo Miranda, membro da entidade, publicou recentemente na Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) um estudo no qual avaliou o explante em bloco de prótese mamária de silicone na qualidade de vida e evolução dos sintomas da síndrome ASIA. Foram analisadas15 pacientes com síndrome ASIA e submetidas à explante da prótese de mama e reconstrução com mastopexia. Durante o acompanhamento de 12 meses, elas foram avaliadas quanto à evolução dos sintomas. Os sintomas mais comuns, como mialgia, artralgia, fadiga crônica, pele e cabelos secos, tiveram melhora em mais de 80% das pacientes operadas ao final de 12 meses de acompanhamento.

O estudo concluiu que o explante de prótese de mama em pacientes com a Síndrome ASIA “parece estar associado” à melhora da qualidade de vida e diminuição dos sintomas relacionados à síndrome e que “são necessários outros estudos”, com uma amostra maior e análise estatística, para investigar a correlação causal entre explante de prótese de mama com a melhora da qualidade de vida e diminuição dos sintomas.

Fonte: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/blog/2021/04/26/explante-mamario-e-a-ciencia/

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale Conosco no WhatsApp