Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

MINHA AMIGA TROCOU O SILICONE, POSSO USAR A PRÓTESE ANTIGA DELA?

Essa é uma pergunta que frequentemente é feita, e já ouvi relatos de pessoas que venderam suas próteses usadas para serem colocadas em outras pessoas.
A resposta é bem simples, prática e indiscutível: NÃÃÃÃÃÃOOOO!!!
Contudo, mais do que saber a resposta é importante entender as razões de não poder usar a prótese que saiu do corpo de outra pessoa:
Os implantes mamários são revestidos por uma membrana semipermeável que permite que células do corpo da pessoa entrem no gel de silicone que está dentro da prótese. Essa é a principal razão, visto que por mais que se esterilize não se conseguirá limpar completamente os resquícios biológicos dentro do gel de silicone que podem gerar doenças imunológicas e infecções em quem receber a prótese antiga. Alguns podem questionar: Se podemos receber um rim de uma pessoa porque não se pode receber uma prótese? A resposta é que ao receber um rim se tem de tomar uma série de medicações ao longo da vida para evitar a rejeição, essas medicações têm uma gama de efeito colaterais e certamente menos de 1 mês desse tratamento seria mais caro do que 1 implante zero kilômetro.
Além disso, as próteses sofrem um desgaste natural durante o tempo que permaneceram na pessoa, associando a isso o desgaste de uma nova esterilização teremos uma prótese frágil, sem garantia e com risco muito maior de ruptura. Então, NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA REUTILIZAR IMPLANTES USADOS.

Voltar