Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

Redução de Mamas

Mamas com grande volume acabam por se tornar um empecilho na vida das mulheres que têm dificuldades de se vestir adequadamente, podem apresentar irritação da pele debaixo da mama, marcas profundas nos ombros devido à pressão excessiva exercida pelas alças dos sutiãs e dores nas costas devido ao peso mamário. Geralmente, a ação da gravidade acaba por tornar as mamas com um aspecto caído sendo indispensável o uso de sutiã.

Pacientes com mamas grandes que nunca tiveram filhos e se encontram abaixo da quarta década de vida usualmente apresentam mamas de boa consistência, já a maior parte das mulheres que já passaram por um processo gestacional, se encontram acima da quarta década de vida ou tiveram história de alterações hormonais importantes costumam apresentar flacidez associada ao grande volume. O papel do cirurgião plástico é indicar uma técnica que apresente os melhores resultados em termos de forma e consistência associada as melhores cicatrizes que podemos produzir em termos de pouca extensão e bom posicionamento. É importante ressaltar que mulheres que sentem dor nas costas e nos ombros atribuível ao excesso de peso de mamas podem não melhorar de seus sintomas após a cirurgia, sendo assim o procedimento cirúrgico não é realizado com o intuito de reduzir ou eliminar dores, muito embora isto possa ocorrer como efeito secundário em muitas pessoas.

Candidatos

Mulheres que acham que suas mamas se encontram grandes e/ou caídas, tem dificuldade em colocar blusas sem sutiã e desejam melhorar a silhueta corporal.

Duração total da cirurgia

De 90 à 150 minutos. De 90 à 150 minutos.

Internação/Ambulatório

Ambulatorial de 4-12hs após o término da cirurgia.

Recuperação

A volta ao trabalho, se não for uma atividade física desgastante, é possível dentro de alguns dias. A cicatriz leva alguns meses para se tornar imperceptível, mas em alguns casos pode levar até um ano ou mais. Os curativos devem ser trocados nas primeiras duas semanas depois da operação. Banho de chuveiro é permitido 24hs após a cirurgia e os pontos são retirados depois do sétimo dia. Um sutiã especial deve ser usado por um mês, dirigir automóvel é permitido depois de duas semanas e fazer exercícios só depois de duas a três semanas.

Objetivos

Melhorar o volume mamário. Posicionar as aréolas e mamilos. Aprimorar o balanço corporal.

Anestesia

Peridural com sedação.

Incisões e técnica

Procuramos fazer as menores cicatrizes possíveis, mas o tamanho das cicatrizes é diretamente proporcional à quantidade de pele e de tecido mamário que precisa ser removido, sendo assim necessitamos deixar uma cicatriz circular ao redor da aréola e também uma cicatriz vertical de quatro ou seis cm, se a quantidade de pele excedente for muito grande ainda temos de adicionar uma cicatriz horizontal que pode variar de 4 à 15 cm.

Efeitos indesejáveis

Haverá um pouco de dor e desconforto (controláveis com analgésicos), aumento da sensibilidade, inchaço, alteração da sensação do mamilo e possivelmente equimoses por duas a três semanas.