Responsável Técnico

Dr. Denis Valente | Cirurgião plástico

CREMERS 24617 | RQE 18465

Nariz

A moderna cirurgia plástica nasal tem por objetivo harmonizar a face de um(a) paciente corrigindo apenas e tão somente aqueles aspectos anatômicos que estejam desajustados pelos atuais padrões estéticos da beleza facial. Neste contexto, é preciso levar em conta fatores como o sexo e a etnia de cada pessoa. Não se pretende modificar completamente o nariz e a fisionomia, mas sim suavizar traços marcantes da anatomia nasal que tornam a face carregada com o estigma de um nariz desgracioso.

Uma completa avaliação pré operatória se faz necessária para que você possa melhor compreender a sua condição em particular e traçar as metas juntamente com seu cirurgião, discutindo claramente os possíveis riscos e benefícios que você teria com o procedimento, inclusive com a associação de alguma outra correção facial, como ocorre frequentemente com a região do queixo, que frequentemente mostra uma desarmonia em relação ao nariz.

Alterações funcionais como desvio de septo, hipertrofia de cornetos, rinites etc, deverão ser avaliadas quanto à possível indicação cirúrgica. Em alguns casos poderá ser necessária a participação de um cirurgião otorrinolaringologista para correção de problemas específicos no mesmo tempo operatório, ou ainda numa outra oportunidade.

Candidatos

Pacientes que apresentem desproporção entre o nariz e o rosto, ou que apresentem alterações que prejudiquem a harmonia estética do nariz. A idade mínima para se submeter a uma cirurgia plástica nasal é 15 anos, uma vez que a essa altura da vida, o esqueleto facial já se encontra devidamente desenvolvido, permitindo resultados significativos e permanentes. Meninas devem ter transcorrido pelo menos 2 anos após sua primeira menstruação.  Os pacientes jovens devem ser aconselhados cuidadosamente, para se compreender as razões que motivam o desejo de mudar o seu nariz. É importante salientar que a mudança deve satisfazer ao paciente, evitando influências de parentes e amigos. O limite de idade superior para se fazer a rinoplastia depende da basicamente do estado de saúde do paciente. Sabe-se que com o envelhecimento existe uma tendência à queda da ponta nasal, e a cirurgia pode corrigir esta ponta caída propiciando rejuvenescimento. Não existe idade máxima, desde que haja condições clínicas favoráveis ao ato anestésico-cirúrgico. Cada paciente poderá identificar o seu momento ideal para submeter-se a essa cirurgia, desde que bem informado sobre todas as suas peculiaridades.

Internação/Ambulatório

Ambulatorial, de 6 à 12hs.

Recuperação

Equimoses ao redor dos olhos e bochechas podem aparecer logo após a cirurgia e desaparecer dentro de duas semanas. Maquiagem corretiva pode ser usada para tampar a área afetada. A maior parte do inchaço desaparece ao final do primeiro mês, mas pode haver inchaço residual até o sexto mês. Um curativo de material semi-rígido permanecerá por 1 semana, quando será substituído por um curativo menor, com fita microporosa, por mais uma semana adicional. Os poucos pontos realizados serão absorvidos pelo seu organismo naturalmente em uma a duas semanas.  Usualmente volta ao trabalho em uma semana. Atividades desgastantes: 2 a 3 semanas.  Exposição ao sol: 1 a 2 meses.  Os pacientes raramente se queixam de dor com este procedimento, embora não possamos garantir tal evolução, uma vez que o limiar de dor pode variar significativamente de uma pessoa para a outra. Caso exista algum desconforto, as medicações convencionais são suficientes para resolver o problema, sempre com o devido conhecimento e prescrição do médico.

Objetivos

Remodelar o nariz, reduzindo ou aumentando seu tamanho, retirando um “calombo” mudando a forma da ponta ou do dorso, afinando as narinas, ou mudando os ângulos entre o nariz e o lábio superior ou entre o nariz e a testa. A cirurgia pode também melhorar problemas respiratórios. O tipo de pele e o tamanho e forma do nariz em comparação com a face são estudados.

Incisões e técnica

O resultado da rinoplastia varia de acordo com vários fatores, tipo de pele, forma do nariz, estruturas cartilaginosas e ósseas. O nariz pode ser aumentado ou diminuído, as narinas podem ser afinadas, a ponta remodelada e elevada. Geralmente todas as incisões ficam dentro do nariz. Para reduzir a base e as narinas são necessárias pequenas incisões na base das narinas, escondidas pela dobra natural. Através das incisões, tratamos os ossos, endireitando e afinando o nariz.  Para aumentar o nariz e disfarçar alguns ângulos pode-se usar associação com bioplastia.

Duração total da cirurgia

De 90 à 120 minutos.

Anestesia

Local com sedação

Efeitos indesejáveis

Inchaço temporário, equimoses ao redor dos olhos e nariz.

Vídeo